Desafio 21 Dias: 10 – Em caso de emergência


O Desafio é criar um plano de emergência para o blog. Plano de emergência? Para um site pessoal? Exatamente. O que fazer se ocorrer algum problema e eu ficar afastado por vários dias?

Posts

Eu mantenho em média 4 posts ( 1 mês de trabalho, postando 1 x por semana) armazenados para cobrir períodos de ausência. É comum eu utilizar essa reserva, especialmente quando estou lecionando diversas vezes por semana.

Vou aumentar essa quantidade de posts armazenados, pois neste ano faltaram posts em duas ocasiões, pretendo evitar que isso volte a ocorrer.

Comentários

Conforme comentei no post da primeira etapa do desafio, recentemente desativei a moderação dos comentários e por enquanto não me arrependo, mas caso tenha que me afastar reativo a moderação para preservar o blog.

Tecnologia

E a manutenção / disponibilidade do site? A Nospheratt recomenda deixar a cargo de alguém de confiança, sou responsável pela manutenção deste e alguns outros sites, estou treinando alguns editores desses sites para fazerem a manutenção.

Ainda há muito a melhorar, mas dois editores já conseguem fazer pequenas manutenções de forma independente. Pretendo terminar 2012 com pelo menos 1 colaborador me ajudando na administração, assim poderei ficar tranquilo com a parte técnica também.

Referência

  1. foto: Incendio de pastos (David Pedrero/flickr) - CC BY 2.0

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>