Faltando 1 ano para as olimpíadas, Londres está quase pronta


Em 2008 comentei sobre o planejamento para a realização das Olimpíadas em Londres 2012.  Restando pouco menos de 1 ano para o início da Olimpíada, a maior parte das obras está concluída ou próximo do término. Espero que o  Brasil consiga realizar o mesmo em 2016.

A preocupação com o legado é uma das principais preocupações da Olimpíada de Londres, que deseja mudar o que ocorre com a maioria dos parques olímpicos: abandono após os jogos como ocorreu nas olimpíadas em Pequim. A reciclagem de arenas é uma das soluções:

A solução: armar uma arena “reciclável”, que será desfeita depois das competições. Tudo será reaproveitado em outras instalações esportivas espalhadas pelo país. Das arquibancadas ao piso, passando pelo sistema de iluminação e pelos banheiros, o ginásio desmontável abastecerá reformas em outras arenas.[3]

O Estádio Olímpico está pronto:

A casa do Brasil em Londres

Em Londres a delegação brasileira pela primeira vez terá um centro de treinamento exclusivo, fora do parque olímpico. O que isso representa na preparação dos atletas? Joaquim Cruz responde:

Assim como o Brasil, o comitê americano também alugará um centro em Londres, para seguir atendendo as necessidades dos atletas e seus treinadores durante as preparações finais. Fizeram o mesmo nos Jogos de Pequim e eu tive a oportunidade de continuar meu trabalho com uma atleta americana. Ao alugar o Crystal Palace, o COB criará condições adequadas para que os brasileiros possam competir em pé de igualdade com os outros. Isso seguramente é um grande passo na direção do pódio.”[4]

O fato de contar com um espaço específico para treinar não resolve o problema da falta de investimento em várias modalidades, especialmente na formação da base de atletas. Por outro lado, garante tranquilidade e liberdade para os brasileiros treinarem.

O espaço dedicado contribui para evitar problemas como o da Fabiana Murer em Pequim: uma das varas que utilizaria nos saltos desapareceu e prejudicou o desempenho da atleta.

Referência

  1. Fotos:
    1. Medalhas Londres 2012: London 2012: London 2012 Olympic medal design unveiled;
  2. Londres 2012: “one year to go” photos;
  3. Veja: Em 6 anos, Londres monta ‘superolimpíada’. E agora, Rio?
  4. Veja: Crystal Palace: conheça o QG da equipe olímpica do Brasil
  5. Estadão.com: Fabiana Murer se envolve em confusão e fica sem medalha

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>