Anuidade grátis nos cartões de crédito é propaganda enganosa 4


A Unicard foi pionera, em seguida diversas operadoras de cartões de crédito  passaram a oferecer cartões de crédito com anuidade grátis.

Anuidade grátis? São cobradas taxas de emissão de fatura, de inatividade, de participação em programas de pontos, seguros… Muitas vezes o valor supera o da anuidade dos cartões tradicionais.

A cobrança da anuidade é absurda, pois as operadoras de cartões faturam até 5% de cada transação realizada, o que torna desprezível o valor cobrado de anuidade.

As operadoras, ao constatar que os consumidores preferem não pagar anuidade lançaram produtos que não cobram essa taxa, ou melhor, mudam o nome da taxa cobrada e nesse ponto lesaram o consumidor.

Obrigar a fazer compras todos os meses sob pena de ser cobrada uma tarifa que equivale a anuidade do cartão, leva o consumidor atraído pela promessa de anuidade grátis a pagar no ano valores superiores a taxa que outras operadoras cobram por ano.

Essa taxa de não utilização não tem razão de ser cobrada, pois o custo do cartão inativo para a operadora é muito baixo. As operadoras deveriam criar incentivos para a utilização dos cartões e não coagir (obrigar) sua utilização através de condições que penalizam o consumidor como essa. É necessário considerar que o custo do cartão inativo para a operadora é baixo, até mesmo inexistente.

O pior caso de anuidade grátis são as cobranças por emissão de fatura e para participar de programas de recompensas. Esses dois métodos enganam o consumidor e o levam a pagar valores superiores aos das anuidades da maioria das operadoras de cartões. Essas duas cobranças são ilegais pois induzem o consumidor ao erro. Já comentamos sobre a ilegalidade da cobrança de taxa por emissão de boleto.

As taxas de seguro de perda e roubo são opcionais e a viabilidade de aderir à esse seguro depende da sensação de risco da pessoa. É importante esclarecer que após comunicar a operadora sobre a perda ou o roubo do cartão os gastos que vierem a ser realizados não serão cobrados do consumidor. Os seguros antecipam essa isenção de pagamento para dias antes da comunicação da perda ou roubo.

O que fazer

Ao contratar o serviço de cartões de crédito, devemos verificar quais os serviços incluídos e o custo da anuidade. Ao optar por cartões com anuidade grátis é importante atentar às condições do serviço, especialmente quanto ao mínimo de utilização.

Não aceite propostas que cobrem um valor para cada emissão de fatura ou para participar de um programa de benefícios, pois além de estar adquirindo um cartão na prática um cartão com anuidade, incentiva as operadoras a oferecerem esse tipo de produto.

Saiba +:


Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

4 thoughts on “Anuidade grátis nos cartões de crédito é propaganda enganosa

  • Hikari

    Olha, eu naum concordo com vc naum. Eles oferecem muitos serviços agregados junto com o cartão, mais eles tem esse direito inqt a gente tiver o direito de negar o serviço.

    Eu andei tendo problema com um cartão sem anuidade do citibank: http://hikari.ws/2008/05/27/credicard-citi-naum-e-confiavel/
    depois dessa zona toda, eles ainda vieram kerendo me oferecer outro cartão agora com anuidade, e claro q pra contratar o seguro ia ter q ser dobrado. E nesse mês ainda tacaram 3 real desse seguro na fatura, e na carta veio um papel dizendo q se eu naum quisesse era só subtrair 3 real do total ou do mínimo na hora de pagar. Desavisado paga sem nem olhar e já viu…

    Eu tb ganhei um Amex sem anuidade, e nesse o atendimento é exemplar.

    O fato é q apesar dessas armadilha, eu nunca fui obrigado a comprar nenhum serviço (venda casada), e nunca vi falar de cobrarem pra emitir fatura. Só pedirem pra mandar ela por email pra gerar economia pra eles, e agora eu acabei aceitando por causa do apelo a economizar papel, e pq de todo jeito o cartão é sem anuidade mesmo.

  • Vitor Post author

    Existem diversos cartões “sem anuidade” que cobram para emitir a fatura, como por exemplo o Cartão Ipiranga e o do Submarino.

    Realmente alguns serviços o cliente pode optar ou não. Mas cobrar pela fatura, emissão de segunda via, entre outros serviços imprescindíveis é inadmissível.

  • marcos

    Me permita discordar da informação que o sr.(a) esta passando, existe sim, cartões que não cobram anuidade, no meu caso, tenho os cartões da american express, visa , maste, hipercard, aura e nenhum deles eu tenho anuidade e nem taxa de inatividade, o que ocorrer é que as operadoras usam de expedientes legais e vinculam serviços aos carões, no meu caso eu recusei todos os servições oferecidos e que realmente não são poucos, o que precisamos e aprender a dizer NÂO a esses serviços.

    Abraços e bons negocios