O crime está mudando?


A Polícia Federal estima de em 10 anos mais de 90% dos crimes serão cometidos através da Internet. O chefe de Perícia da Informação da Polícia Federal, Paulo Quintiliano, analisa:

Pela avaliação do policial – com exceção de episódios raros e pontuais de assaltos a bancos – “as investidas a mão armada estão se tornando fora de moda; pela rede os criminosos acreditam que vão conseguir resultados melhores, mais rápidos e a riscos bem menores”, analisa (1).

Os crimes pela internet vão ficar cada vez mais comuns em virtude do baixo risco, especialmente nos delitos aonde vítima e criminoso estão em países diferentes. Será que os demais crimes serão raros?

No Brasil infelizmente não. Assistimos um aumento dos crimes que utilizam táticas de guerrilha, de terror. Até o ano passado, crimes em que grandes quadrilhas assumiam o controle de uma cidade para roubar bancos ocorriam no norte do País, especialmente no Pará.

No ano passado ocorreu um caso em Minas Gerais. No início da semana destruíram um carro forte na Fernão Dias em Minas Gerais e roubaram duas agências bancárias em Farrupilha – RS:

Nesta sexta-feira ocorreu em Guarulhos:

Essas quadrilhas agem de forma diferente das demais:

  • não escondem a ação;
  • grande quantidade de integrantes e forte armamento;
  • enfrentam os seguranças e a polícia;
  • utilizam o terror da população para garantir a fuga;
  • dispersão na fuga, dificultando a perseguição;
  • utilizam táticas de guerrilha;
  • aparentam organização e treinamento.

Os crimes virtuais devem crescer, infelizmente isso não irá reduzir outros crimes. O fortalecimento das quadrilhas organizadas deve ser analisado e combatido com urgência, como fazer isso? Quem tem interesse em reformar o sistema Penal / Jurídico?

Nesta semana a Polícia Federal realizou pelo menos duas operações contra os policiais que prenderam o Daniel Dantas. A Polícia e a Justiça está à serviço de quem neste País? O que podemos esperar do sistema legal?

Saiba +

  1. Espaço Vital > Polícia Federal estima que dentro de 10 anos, 90% dos crimes serão pela Internet;
  2. G1 > Polícia confirma a morte de mais uma pessoa após roubo a banco em SP;
  3. Conversa Afiada > Protógenes a estudantes: STF fez pacto do silêncio – armaram uma patranha;
  4. Conversa Afiada > Folha de S. Paulo detona a Polícia Federal;
  5. Folha de S. Paulo > PF quebra sigilo telefônico sem autorização da Justiça;
  6. Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal > Folha de S. Paulo – Há mais investigações sobre policiais da Satiagraha do que sobre o próprio Dantas [7];
  7. Link não está mais disponível.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>