Acabar com o dinheiro vivo reduziria a criminalidade? 2


Foto: Roman Sigaev (photoXpress)

2009 foi mais um ano marcado por escândalos de corrupção, porém, o escandalo do Governo do Distrito Federal que fechou o ano é impressionante, pois não me lembro de nenhum em que tenham gravado as pessoas recebendo o dinheiro, inclusive o Governador do DF. As imagens estão na reportagem abaixo (se preferir, assista aqui).

O professor Martinho Isnard Ribeiro de Almeida, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP defende acabar ou restringir a circulação de dinheiro para dificultar a pratica de crimes:

Quem quer se envolver em ações ilegais precisa de dinheiro vivo. Quando você começa a reduzir a circulação de papel-moeda, você restringe o crime(1).

Acabar com o dinheiro em espécie permitiria ao Governo rastrear todas as transações financeiras, o que dificultaria mas não reduziria os crimes, principalmente pela falicidade que as quadrilhas tem para lavar dinheiro, problema que afeta o mundo inteiro.  A lavagem de dinheiro é difícil de ser tipificada e provada, especialmente quando as transações envolvem diversos países, em virtude da burocracia que existe nas relações exteriores e a falta de unificação / padronização dos procedimentos.

A solução passa pela aplicação da lei (punição dos envolvidos) rapidamente, pela valorização da Justiça, MP e principalmente dos delegados, que deveriam ter a garantia da inamovibilidade, como ocorre com os primeiros.

Saiba +

  1. G1: Fim do ‘dinheiro vivo’ pode reduzir fraudes e facilitar declaração de IR;
  2. HowStuffWorks: Como funciona a lavagem de dinheiro;
  3. Jus Naviganti: A necessária garantia da inamovibilidade para os delegados de polícia.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

2 thoughts on “Acabar com o dinheiro vivo reduziria a criminalidade?

  • Alberto Quadros

    porque não se discute, acabar com o dinheiro? porque acabavam os bancos, o dinheiro passaria a ser substituido por méritos, não será dificil com a tecnologia já existente. E tudo se baseará numa forma de armazenar oe méritos, e efectuar os pagamentos e recebimentos através da impressão digital. O dinheiro é um dos maiores males, cada vez assolando mais os mais necessitados. O mesmo se passa quando surge um crise. No meu livro "Sonho de sorte" é a mensagem principal. Envio o livro a quem m'o peça.Só paga os portes .Alberto Quadros

  • sergio

    acho que o problem anão seria acabar com os bancos pois os mesmos ficariam ainda mais fortes e estaveis porem acabar com o dinheiro esbarra na corrupção , os nossos governantes e legisladores não poderiam mais fazer sua falcatruas nem desviar verba de onde quer que seja pois para se implantar o sistema teriamos que ter um imposto unico como um tipo de cpmf e ai fica mais facil de controlar os gastos e a receita. já está provado que se acabar com o dinheiro diminui se não acaba com a criminalidade pois veja o exemplo de são paulo que não se escuta mais falar em assalto a onibus pois os mesmos não carregam mais dinheiro enquanto que no rio todo dia tem um. procuro achar uma desvantagem sequer em implantar o dinheiro eletronico no pais todo ( tecnologia já disponivel) e n~çao consigo achar então pergunto será que não falta a papulação levantar essa bandeirta e exigir do governo que implante tal sistema? pois acho que se dependermos dos governantes vamos esperar muito tempo ainda ou pior nem veremos .

    Para que Dinheiro?